Higiene Oral

Higiene Oral

Para que cada indivíduo possa tomar conta da sua própria saúde oral, é necessário que adquira os saberes e as competências, adequadas à obtenção desse propósito. No presente, em inúmeros países, existe a convicção de que essa aprendizagem pode e deve ocorrer durante a infância e a adolescência

A este propósito, a Direcção-Geral da Saúde, através da Divisão de Saúde Escolar, acaba de editar 4 folhetos dedicados a esta temática:

Higiene oral para crianças e jovens com necessidades de saúde especiais
A Saúde Oral das crianças e jovens com necessidades de saúde especiais pode ser prejudicada, quer pela dificuldade em fazer uma boa higiene oral, quer pela medicação, dietas especiais e outros factores. É essencial que os pais e/ou os cuidadores estejam devidamente informados sobre a melhor forma de prevenir as doenças orais e lhes proporcionar melhor qualidade de vida.
Abrir folheto…

Como fazer a escovagem dos dentes
Escovar os dentes é essencial para a saúde. Previne o aparecimento da cárie dentária e das doenças periodontais. Os dentes devem ser escovados, pelo menos 2 vezes por dia, sendo uma delas à noite, antes de dormir.
Abrir folheto…

Como utilizar o fio dentário
Tal como o nome indica, é um fio (ou fita, que é um pouco mais larga e achatada) constituído por múltiplos filamentos. Serve para remover a placa bacteriana que se acumula nos espaços entre os dentes, onde a escova de dentes não chega, prevenindo assim o aparecimento da cárie dentária e das doenças periodontais.
Abrir folheto…

O bochecho fluoretado
O bochecho fluoretado é uma solução que contém fluoreto de sódio a 0,2%, adequada para bochechar. Serve para tornar os dentes mais resistentes e prevenir o aparecimento e o desenvolvimento da cárie dentária. Os bochechos fluoretados fazem parte dos programas escolares de prevenção da cárie dentária em inúmeros países.
Abrir folheto

 

 

Fonte: https://www.dgs.pt